Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Aeroporto inaugurado. Vôos já com data marcada.


Ontem, terça-feira 9, pouco antes do temporal que desabou sobre Francisco Beltrão, foi reinaugurado o aeroporto municipal.

Reza a lenda que a partir de 5 de janeiro do próximo ano, a cidade terá uma ligação diária com Curitiba, partindo às 6 h da manhã e retornando próximo às 23 h. O preço será 280 reais.

Para quem vai somente a Curitiba, compensa mesmo é ir de carro. Afinal, a de carro a despesa fica praticamente igual a ir de avião, com a vantagem da mobilidade que o carro proporciona, dentro de Curitiba e também da flexibilidade de horário. Além disso a viagem de carro demora pouco mais de 5 h. Pouco coisa além das 3 h planejadas pela cia aerea, Aerosigma. Sem contar que não há riscos de atraso por conta dos mais diversos problemas que atingem o setor aeroviário nacional (desde mau tempo até black-outs operacionais dos aeroportos).

Mas para quem pretende ir um pouco além de Curitiba, a opção valerá sim, e muito. A verdade é que Curitiba é apenas uma ponte no caminho de Francisco Beltrão com o mundo. Curitiba é um dos mais importantes aeroportos do Brasil. De lá partem voos para São Paulo, Rio, Brasilia, e muitos outros destinos, inclusive exterior.

Neste caso, os 280 reais ficam até barato, pois evita-se o deslocamento de carro até Cascavel ou Chapecó (uns 30 reais de onibus, mais uns 20 de taxi), mais a própria passagem destes locais até o próximo hub ( tanto Cascavel-Curitiba quanto Chapecó-Florianópolis de 300 reais pra cima).

Resta agora a pergunta, será que a empresa consiguirá se tornar lucrativa? Acredito que sim. A renda média da população hoje, é muito maior do que há dez ou quinze anos atrás (quando outras cias tentaram operar), a renda é um pressuposto básico para poder pagar as taxas. A própria população do eixo Pato-Beltrão é hoje mais de 20% superior a de dez anos atrás,e uase 30% maior que há 20 anos, e população é um pressuposto básico de demanda. E por fim, hoje o país está muito mais globalizado. Há uma necessidade muito grande de mobilidade das pessoas, e mobilidade rápida, não obstante o grande desenvolvimento técnico das telecomunicações.

Por isso as condições existentes hoje, levam a crer que a demanda será pelo menos três vezes maior do que era na época que outras tentativas fracassaram.

Por isso é de suma importância a inauguração deste aeroporto novo, a (até agora lenta) inauguração do Aeroporto de Pato Branco, e a formalização de uma linha aérea entre o sudoeste e a capital.

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.