Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Emprego formal em beltrão continua em ascensão


O emprego formal expandiu-se 0,8% no mês de abril, em relação a março. Em números absolutos foram mais 130 vagas criadas (ou formalizadas).

Com relação a Abril do ano passado a expansão municipal foi de 9,61 contra 6,94% da média estadual. Em números absolutos isto significa um incremento de 1426 postos de trabalho.

Agora o número de empregos formais em Francisco Beltrão aproxima-se da marca dos 16 mil postos, o que representa aproximadamente 45% da População Economicamente Ativa do município.

Nos últimos doze meses os setores que mais contrataram foram serviços de manutenção em edifícios e ruas com saldo de 249 admissões a mais que demissões, abatedor com saldo de 189 e Alimentador de Linha de Produção com saldo de 204.

Um setor que merece destaque é o do comércio varejista e atacadista, que contrataram juntos 84 pessoas a mais que demitiram.

Outro setor que continua se destacando é o da construção civil, que já vem com base forte de períodos anteriores, e ainda sim manteve o ritmo de contratações indicando que este setor continua aquecido e em expansão no munícipio.

Não houveram reduções expressivas de emprego em nenhuma área, dado que indica a continuidade do bom momento econômico do município, que entre 2000 e 2004 cresceu, em média, 7,5% a.a.

Para esse ano a expansão deve ser mais forte que a verificada no triênio 2004-2006, quando as sucessivas quebras de safra castigaram toda a região. Com a volta da regularidade das chuvas, esse ano a expansão deve beirar os 10%. Esse dado todavia só será conhecido no final de 2009, quando as contas nacionais de 2007 forem divulgadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s