Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

O boom econômico de Beltrão


Acabo de ver os resultados do emprego formal para o mês de maio em Francisco Beltrão, e os resultados continuam sendo incríveis.

No resultado geral o emprego formal cresceu pouco entre abril e maio, apenas 0,29%. O resultado mais visível é que em 2007 até o momento houve expansão de 3,51% e nos últimos 12 meses cresceu 6,51%.

Embora o próprio crescimento já seja expressivo, pois desde a virada do século nenhum outro município paranaense gerou/formalizou tanto emprego quanto beltrão (proporcionalmente, of course), ainda sim a economia do município continua dando sinais que o boom econômico vivido desde 2000 não irá parar.

Entre os fatores que mais impressionam é a arrancada da Construção civil, que em apenas um mês cresceu 6,4% e nos últimos 12 meses 21,7%.

A construção civil é um setor que costuma ter um crescimento precedente ao resto da economia, ou seja, os reflexos dos investimentos feitos agora, tendem a serem sentidos no médio prazo.

Outro destaque positivo ficou por conta do comércio que cresceu 2,12% entre abril e maio, e 7,5% no acumulado de 12 meses.

O destaque negativo foi para o importantíssimo setor de serviços que teve expansão negativa, -1,5%, embora ainda acumule alta de 2,7% nos últimos 12 meses.

O setor manufatureiro, responsável em beltrão por aproximadamente 6400 vagas formais, ficou estável em maio, com expansão de 0,2%, e acumulado de 7,7% em 12 meses.

Agora Beltrão conta com 16550 vagas formais no total.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s