Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Especulações sobre a população


Hoje resolvi fazer uma análise diferente sobre qual será a população nesse censo de 2007 para três locais: Sudoeste do Paraná, Francisco Beltrão e Pato Branco.

O método foi pelo número de eleitores. Explico.

O número de eleitores é atualizado a cada dois anos pela justiça eleitoral, e mantém uma certa proporção diante da população. Então eu apliquei esta relação utilizando os dados eleitorais de 2006 para a população estimada para este mesmo ano. Também fiz o mesmo em outra séries anteriores para estabelecer uma certa correlação entre elas. É na verdade um cálculo bem simples.

Utilizei para isso os dados eleitorais dos anos 1998 (não havia 1996), 2000 e 2006. E os dados censitários de 1996 e 2000.

Como a população pouco mudou entre 1996 e 2000 não considerei como problema o fato de não dispor dos dados eleitorais para este ano, e acabei utilizando os de 1998 mesmo.

Em todos os casos a razão entre número de eleitores e habitantes resultou em algo próximo a 0,70. Portanto, as cidades tinha em torno de 70% dos seus habitantes eleitores.

Usando este método, e respeitando as exatas proporções encontradas em 2000, eu estimei em 479 mil habitantes a população total do sudoeste, exatíssimos 71 mil para a população de beltrão e 68200 para a população de Pato Branco. Foi desprezado o número de nascimentos, haja visto que ele se manteve próximo a estabilidade no periodo 1995-2005.

Estes dados devem ser levados a sério? Em parte sim, mas a precisão deles é bastante discutível. Isto porque geralmente quando uma pessoa emigra para outro local, ela não transfere simultaneamente o seu título de eleitor. Muitas vezes ela só o faz na próxima eleição e tantas outras ela nem isso faz pois acaba somente justificando o voto. Por isso isto aqui não passa de mais uma estimativa, a qual inclusive nem difere muito dos dados do IBGE.

Então qual o que podemos tirar destes cálculos? Podemos já ter uma boa base de que a população do sudoeste parou de cair, e começa crescer, mesmo que lentamente, novamente, o que é um bom sinal para o futuro, ante a retração violentíssima das últimas duas, três décadas.

Estamos há 27 dias de conhecer com grande precisão a real população do sudoeste. Até lá muita expectativa não é? 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s