Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Emprego formal cresce no Sudoeste do Paraná


Hoje foram divulgados os dados do emprego formal referentes ao mês de Julho passado. Entre as quatro cidades da região que constam na pesquisa, todas tiveram incremento no número de trabalhadores formalizados. Em Francisco Beltrão houve um crescimento de 0,54% em relação ao mês anterior (Junho/07), acumulado de 4,49% no crescimento do ano (Jan-Jul) e de 6,78% nos últimos 12 meses (Ago/06-Jul/07). Em Pato Branco os números são 0,4%, 6,07% e 4,9% respectivamente. Palmas continua apresentando sinais de recuperação do nível de emprego formal, que vinha passando por leve redução no último ano. Por lá, o emprego variou 1,9% em Julho, com relação a Junho, 2,32% desde o início do ano e acumulado de -0,67 nos últimos 12 meses. Para Dois Vizinhos as porcentagens são, respectivamente, 0,48%, 5,54% e 7,95%.

O setor em destaque em Francisco Beltrão foi a Construção Civil, que pela primeira vez no ano manteve-se estável, tendo uma redução absoluta de três postos de trabalho (ou -0,47%) ante um crescimento superior a 15% no ano. Esse movimento aparentemente é normal, já que nos últimos quatro anos o crescimento mais forte deste setor vinha se consolidando sempre após os meses de Julho-Agosto.

Em Pato Branco o destaque foi a Indústria de Transformação com incremento 1,15% e também a Construção Civil que persiste estagnada, tendo registrado um decréscimo de 0,38% nas vagas no mês e mais de 7% no ano.

Palmas registrou crescimento expressivo em todas as áreas importantes, exceto serviços, principalmente na área da Construção Civil que teve expansão superior a 15% em um único mês, expansão também observada em Dois Vizinhos (Const. Civil +18,75%), todavia em Dois Vizinhos o saldo deste setor ainda é nulo (0,0%) no ano e em Palmas apenas 4,48%.

Construção Civil é um setor muito importante, pois como é caracterizado como investimento, costuma antever crescimento econômico nos demais setores.

No Paraná o emprego formal variou 0,51% no mês, com acumulado de 5,66% no ano e 6,17% nos últimos doze meses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s