Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Censo 2007, parte III


No tangente aos municípios, fica evidente uma regra geral. Os municípios pequenos ficaram cada vez mais pequenos.

Dentre todos os municípios do sudoeste apenas Ampére, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste, Itapejara d’Oeste, Pato Branco e Saudade do Iguaçu não tiveram reduções. Os outros 30 municípios apresentaram todos reduções variando de 0,07% em Nova Prata do Iguaçu até 20,95% em Sulina (taxa integral para os sete anos). Sulina é certamente o caso mais assustador de todos. Com pouco mais de três mil habitantes, a cidade perdeu 821 habitantes em três anos. Outros casos espantosos são Salgado Filho ( -12,94% em sete anos) e Manfrinópolis (-13,2%), além também de Bom Sucesso do Sul que perdeu dez por cento dos seus habitantes.

Dois outros municípios em especial chamam a atenção neste mar de números. Coronel Vivida e Chopinzinho. Apesar de serem o quarto e o quinto municípios em população, perderam cada um cerca de 7,5% de suas populações. Olhando em outros quesitos, estas duas cidades também chamam a atenção por terem PIBs e VBPs medíocres, sendo economicamente inferiores a até boa parte dos municípios de 10 mil habitantes do sudoeste.

Cinco municípios se destacaram positivamente. Santo Antônio do Sudoeste voltou a crescer, Ampére continua crescendo, sendo agora o segundo município do Sudoeste sem Palmas que mais cresce (proporcionalmente), Saudade do Iguaçu por ser o único entre os pequenos que cresceu (6%), Dois Vizinhos por reverter tendência de declínio e crescer 6% (0,8% a.a.) e Itapejara d’Oeste que cresceu e muito, saltando quase 15% em sete anos, sendo esta a nova líder em crescimento do sudoeste, mesmo se considerarmos Palmas. Itapejara ocupa uma excelente posição geográfica, exatamente entre as cinco maiores cidades da região, e dependendo dos novos ventos, pode tirar vantagens tornando-se um bom centro para o eixo econômico da região.

Já Francisco Beltrão e Pato Branco continuam ambas crescendo, embora em situações distintas. Francisco Beltrão acelerou o passo e cresceu 7,55% entre 2000 e 2007, ou 1,05% ao ano, contra 0,52% a.a. entre 96 e 00, portando mais que dobrou sua taxa de crescimento geométrica. Já Pato Branco que cresceu muito forte entre 96 e 00, a uma taxa de 1,89% a.a., sofreu uma redução abrupta no seu ritmo crescendo apenas 0,99 a.a. entre 2000 e 2007.

O resultado geral foi bom para uma pequena quantidade de municípios. A maioria terá de descobrir meios de voltar a crescer, ou pelo menos estabilizar suas populações, a fim de evitar prejuízos econômicos no médio e longo prazo.

Anúncios

5 Respostas

  1. Anderson

    Dentro do previsto. Só a queda de Coronel Vivida que surpreendeu um pouco.
    Itapejara d’Oeste conta com empresas importantes, como a Anhambi. Tbm, por sua posição Geográfica, era uma das cidades indicadas para receber a construção do Aeroporto Regional. Mas parece (não tenho ctz) que Renascença possa ser a cidade escolhida.

    setembro 1, 2007 às 1:33

  2. Anderson

    O Sudoeste no geral, continua estagnado. Pouca gente, poucos eleitores, pouca atenção do governo.

    Mas … boa hora para fazer uma análise dos resultados de projetos para região (como a Meso Mercosul).

    setembro 1, 2007 às 1:37

  3. squibb

    É eu li no JB que será em Renascença mesmo, SE conseguirem a verba pra construir. Precisa duns R$ 30 milhões parece. Imagina, se pra beltrão conseguir o contorno leste, que custou R$ 6 milhões, foi um sofrimento, imagina o aeroporto regional. A menos que nosso PIB comece a crescer a níveis angolanos vai ser difícil justificar perante o governo um investimento deste porte, o que deve, pelo menos a curto prazo, postergar bastante a construção de um aeroporto decente.

    setembro 1, 2007 às 2:44

  4. Anderson

    Olha … eu acredito que o aeroporto regional se viabilize daqui uns 20 anos.
    Você já leu a Carta do Sudoeste que a Amsop elaborou? É bem interessante, mas aborda temas que talvez levem bem mais de 20 anos para serem realizados.

    setembro 1, 2007 às 11:05

  5. squibb

    Não li, ou pelo menos não lembro que li. Se for pra vinte anos tá compatível com a nossa perspectiva.

    setembro 1, 2007 às 15:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s