Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Emprego formal em 2007


Os últimos dados referentes ao emprego formal em 2007 foram divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho. O mês de dezembro já registrou uma pequena retração na quantidade de emprego, natural para o período pós natal. Ainda sim os resultados do ano foram muito satisfatórios e acima dos registrados nas esferas estadual e nacional.

Francisco Beltrão fechou o ano com 1.107 novos empregos formais, alta de 6,95% em relação ao ano de 2006. Foi um bom resultado, digno a retomada econômica que o município vem vivendo pós quebras das safras 2005 e 2006. O setor com crescimento mais vistoso foi a construção civil, com taxa de 11,2%. Logo em seguida a Indústria com 8,4%, Comércio com 7,6% e Serviços com 4,1%.

No outro município pólo do sudoeste, Pato Branco, o emprego também cresceu com vigor. Foram 1.167 vagas com alta de 8,3% em relação ao ano anterior. O aumento do emprego em Pato Branco foi caracterizado por uma expansão vigorosa da indústria, com 12,2% e da Administração Pública, alta superior a 40%. Construção civil, comércio e serviços tiveram altas de 6,3%, 8% e 5,4% respectivamente.

Outro aspecto positivo é que, apesar da insistência do governo em manter as rígidas normas trabalhistas, ainda sim a formalização do emprego na nossa região avança a passos largos. Há dez anos existiam cerca de 9.500 empregados com carteira assinada em Beltrão. Hoje á são mais de 19 mil trabalhadores formalizados. A relação entre emprego formal e força de trabalho total que naquela época estava em torno de 30% a 33%, hoje já é seguramente superior a 45%, e provavelmente maior que 50%.

Estes números demonstram claramente que o sudoeste se recupera das quebras de safras. E a perspectiva para 2008 é muito positiva. Como basicamente a metade da economia da região advém das lavouras, e como o preço das commodities este ano este bastante inflado e como as safras estão se desenvolvendo muito bem, é muito provável que se repitam números como os de 2001 até 2004, quando Francisco Beltrão figurou como o maior gerador de emprego no estado do Paraná em termos proporcionais, e considerando os números absolutos, o maior entre cidades até 100 mil habitantes, terceiro entre as cidades até 250 mil habitantes, e nono geral no estado dentre as 30 cidades pesquisadas.

Anúncios

2 Respostas

  1. Anderson

    O futuro é promissor! Ainda bem.

    janeiro 21, 2008 às 22:22

  2. squibb

    2008 beltrão vai ficar entre os cinco que mais vão gerar empregos no estado, e pato branco creio eu que tb vá ficar por aí. Acho que o eixo norte-capital não vai se sair tão bem este ano quanto nós.

    janeiro 21, 2008 às 22:28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s