Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

População Urbana do Sudoeste atinge 310 mil habitantes


A população Urbana do sudoeste (sem a região de Palmas) do Paraná atingiu, segundo dados do Censo 2007 do IBGE, 310.809 habitantes na área urbana contra 283.044 no ano 2000. O crescimento foi de 9,8% no período, expansão de 1,35% a.a. (contra 0,1% de crescimento total). Com isso a urbanização da região atingiu o índice de 65%, contra 60% no ano 2000. No Paraná este índice é de 83%.

As cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco tiveram incrementos de 10,9% e 9,8% respectivamente. O resultado mais interessante da região ocorreu em Itapejara do Oeste, com alta de 32% entre os dois períodos.

É interessante o fato de as cidades do sudoeste estarem crescendo bem. As cidades são o cerne da maior parte das economias, foi a partir das cidades que o comércio teve origem, e até hoje é nas cidades que economias mais dinâmicas e modernas se desenvolvem. Quanto maior o núcleo urbano se torna, maior a massa crítica do mesmo, e maior a chance de serviços e comércios mais especializados (e portanto melhores) se tornarem viáveis e surgirem, redistribuindo assim benefícios para todos. Hoje já temos dois complexos urbanos pequeno-médios no sudoeste. Francisco Beltrão-Marmeleiro-Renascença (18km de extensão) com 71 mil habitantes urbanos e Pato Branco-Vitorino (18km de extensão) com 66 mil. É pouco. Mesmo considerando Beltrão até Pato Branco temos apenas 137 mil habitantes urbanos. Guarapuava (8km de extensão urbana), por exemplo, tem 150 mil, e nem por isso é representativa no nível estadual.

Contudo a aceleração do desenvolvimento urbano das nossas cidades no sudoeste é considerável. Entre 2000 e 2007 nossas cidades cresceram 1,3% a.a.. Cruzando estes dados com os de ligações elétricas urbanas (um jeito de determinar em quais anos o crescimento foi mais acentuado), temos uma aceleração razoavelemente grande de 2005 em diante (3% a.a. para 4% a.a.), ou seja, o crescimento urbano de 1,3% (2000-2007) deve ter sido menor entre 2000 e 2005 (cerca de 1,1% a.a.) e estar em até 1,8% a.a. (2005-2007) atualmente. Somado este crescimento demográfico urbano em aceleração ao aumento do poder da renda da população (em certa parte devido a migração de atividades rurais de renda ínfima para atividades urbanas de renda baixa), é provável que em 10 anos encontraremos quase todos os serviços médicos, educacionais e de lazer (entre outros), similares aos que uma Cascavel tem hoje, por exemplo. Isto dependerá basicamente da continuidade dos grandes investimentos que a região vem recebendo (Agroindústrias, Investimentos públicos, desenvolvimento de distritos industriais e de médicos) e que vem expandindo nossa economia (e renda per capita). Os sinais econômicos são bastante positivos e assim há boa possibilidade de até 2010 termos 320 mil habitantes urbanos, e até 2020 cerca de quase 400 mil, consolidando assim um desenvolvimento urbano “decente” na nossa região.

Já população rural da região mais uma vez caiu. Foi de 189,5 mil habitantes para 165 mil. Como no sudoeste basicamente população rural está associada a emprego rural, não é algo tão ruim esta queda. Países desenvolvidos tem no máximo 5% de sua mão de obra trabalhando na área agrícola. Nossa região tem muito provavelmente mais de 20%. O sudoeste precisa gerar renda, não importa como. Não devemos mais é continuar com uma grande parte da população associada a atividades de futuro restrito, como é a agricultura de sobrevivência familiar.

Anexo um arquivo .doc com os dados para cada município.

População Urbana no Sudoeste do Paraná.doc (Arquivo compátivel com o Microsoft Word)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s