Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

INMET instala várias estações meteorológicas no sudoeste


Amanhã, dia 31 de maio, começará a funcionar mais uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET no Sudoeste do Paraná. A quarta estação meteorológica da região será instalada no município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, que faz divisa com o município de Barracão, no Paraná. Como o clima não é influenciado por limites políticos e as duas cidades são na prática uma só, podemos considerar esta a quarta estação meteorológica do Sudoeste em apenas 18 meses. A primeira, inaugurada em Março do Ano passado, está localizada em Dois Vizinhos, cerca de 30 km ao norte da cidade de Francisco Beltrão. A segunda foi instalada em Capanema no final do ano passado, e fica a 80 km de Francisco Beltrão, na direção noroeste. A terceira estação, situada em Clevelândia, foi aberta há apenas 15 dias, e está situada a 75 km de Francisco Beltrão, na direção sudeste. Enfim, esta estação de Barracão/Dionísio Cerqueira está a apenas 60 km de Beltrão, na direção sudoeste.

Para uma região que até hoje contava apenas com estações automáticas em Pato Branco e Palmas, operadas pelo SIMEPAR, que não informa continuamente as condições do tempo ao público em geral, estas novas estações são um avanço e tanto. Existem também estações do IAPAR, que também oferecem poucas informações ao público em geral. Até pouco atrás quem quisesse saber a temperatura em algum município do sudoeste não dispunha de outra alternativa senão comprar um termômetro e instalar no próprio quintal, ou ouvir as imprecisas informações divulgadas pelas rádios do município.Estações no sudoeste

Agora apenas acessando a página do INMET podem ser obtidas diversas informações, que são atualizadas de hora em hora. E ainda existem possibilidades de serem instaladas mais estações na região. O INMET continua abrindo estações pelo Brasil, buscando alcançar a meta de uma estação a no máximo 50 km da outra, pelo menos nas regiões mais habitadas. Olhando assim, no sudoeste ainda cabem mais uma estação entre Francisco Beltrão e Pato Branco, e outra próxima a cidade de Manguerinha. Mesmo que estas não venham tão cedo, a situação da região já é muito melhor que no passado.

Para acessar o mapa de estações, visite o site do INMET. O endereço é: http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php e depois basta clicar em cima do nome da estação no lado direito, ou aproximar o mapa até o sudoeste do Paraná e clicar diretamente em cima da bolinha.

Dentre as estações disponíveis no sudoeste a que mais se aproxima das médias de temperatura de F. Beltrão é a de Dois Vizinhos, que tem temperaturas cerca de 1°C sempre maiores, devido a menor altitude da estação em relação ao município.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s