Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Número de alunos no Ensino Superior de Beltrão se mantém estável em 2006


Dados recém divulgados pelo MEC e pelo IPARDES mostram que entre os anos de 2005 e 2006 o ensino superior de Francisco Beltrão se manteve estável, após sete períodos seguidos de crescimento forte. No ano de 2006 o número de alunos matriculados nas IES (Instituições de Ensino Superior) de Francisco Beltrão foi de 3.627, ante um número levemente superior de 3.666 no ano de 2005. Este número acompanhou o desempenho do Estado do Paraná que também observou, onde foram computadas 311,8 mil vagas em 2006 ante 312,1 mil no ano anterior.

Quanto ao local de matrícula, foi observado em Beltrão que a Unioeste foi responsável por 1.411 matrículas enquanto as universidades privadas (Cesul e Unipar) foram responsáveis por 2.216 matrículas. Assim Francisco Beltrão responde por 1,92% dos alunos matriculados na Rede Estadual de IES, e por 1,16% do total de alunos universitários do estado.

Já considerando toda a região sudoeste (microrregiões de Capanema, Francisco Beltrão e Pato Branco) houve um pequeno acréscimo no número de matrículas, saltando de 11.683 em 2005 para 11.798 em 2006. Deste modo o sudoeste é responsável por 3,78% das matrículas no Ensino Superior do Paraná.

Se a tendência de estagnação do Ensino Superior a nível Estadual se mantiver, é provável que até 2015 Francisco Beltrão passe a ser responsável por mais de 2% do número de alunos no ensino superior do estado. Isto porque a cidade passou a contar em 2008 com um Campus da UTFPR que já conta com um curso e terá mais dois até 2011 (conforme plano já anunciado pela universidade), porque a Unipar abriu também mais um curso de ciências contábeis em 2008 (conforme divulgado em seu site) e também porque em breve a Unisep também abrirá seu Campus em Beltrão.

Segundo o último cálculo feito por mim, hoje o número de vagas nas IES em Francisco Beltrão já passa dos cinco mil. Todavia como as desistências são muitas, o número de alunos realmente matriculados acaba sendo na realidade inferior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s