Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Pela enésima vez, inauguração do Hospital Regional não acontece


Restando apenas um quarto do mandato do atual governador, Roberto Requião, os beltronenses (e acima de tudo os sudoestinos) se fazem a seguinte pergunta: Será mesmo que o Hospital Regional será inaugurado?

Já se vão três anos do ínicio das obras, que datam no segundo semestre de 2005. A previsão inicial era para a inauguração ocorrer em novembro de 2006, como se pode ler nesta notícia divulgada em Julho de 2006 pela Agência Estadual de Notícias.

Governo entrega Hospital Regional de Francisco Beltrão em novembro (25/07/2006 11:40:00)

Metade das obras do Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, está pronta e a previsão de conclusão, para fim de novembro, está mantida. LINK

Não demorou muito, para ser mais exato foram necessários apenas quatro meses para o tom mudar. Já em Novembro do mesmo ano o Jornal de Beltrão anunciava:

Hospital Regional previsto para a segunda quinzena de janeiro (24/11/2006)

As obras do Hospital Regional de Francisco Beltrão no bairro Água Branca iniciaram em novembro de 2005, com previsão inicial de término para este mês, mas em função de chuvas ocorridas no período, houve uma prorrogação para a segunda quinzena do mês de janeiro de 2007. Segundo o engenheiro responsável pela obra, André Nicastro, dos 12.260m² de área construída, a maior parte já está concluída. “A obra está em fase de acabamento e cerca de 70% da parte estrutural já está pronta. Agora inicia a parte de piso, forro e colocação de luminárias”, diz André. LINK

Incrível como em época de eleições tudo se diz, e depois tudo se nega. A entrega da obra que em Julho estava mantida para novembro, restando portanto quatro meses para ser conclusa, foi adiada por dois meses. O mais incrível é como que uma obra deste porte não comporta em seu cronograma o item “chuvas”. Quer dizer, faz-se uma previsão mas esta ignora que pode chover. E o mais surpreendente ainda é que precisou-se de seis meses, ou dois meses a mais, para algo que só faltava quatro. Foi realmente um periodo muito chuvoso…

O certo é que a eleição passou… e nada. Como não sou como o governador do Paraná, não vou enrolar vocês.. Notem que em julho metade já estava pronto. Em Novembro eram 70%.

Em 2007, fevereiro chegou, passou e o HR… Bem, o HR não foi inaugurado. Mas continuamos otimistas. Afinal 90% das obras já estavam prontas em Julho, como se pode ler nesta notícia do Jornal de Beltrão:

Hospital Regional deve ficar pronto este ano (16.07.2007)

Com quase 90% da obra concluída, o hospital regional de Francisco Beltrão aguarda a autorização de um último aditivo — que está na Secretaria Estadual de Obras — para ser concluído. A expectativa é que assim que seja autorizado, depois de três meses o serviço estará pronto. O passo seguinte então será o da compra de equipamentos, contratação de pessoas e gestão. LINK

Vocês notaram como o ritmo esta cada vez mais lento? Entre 11/2005 e 07/2005 fizeram 50%, ou 6% ao mês. Entre 08/2006 e 11/06/2006 fizeram mais 20%, ou 5% ao mês. Entre 11/2006 e 07/2006 fizeram 2,2% ao mês. E esses 10% restantes, já faz dois anos que não terminam…

Mas na notícia dizia que eram só mais três meses…

Entrou 2008, e o nível de mentiras aumentou significativamente, como vocês podem ver nas próximas notícias. Desta vez, 06/2008 é o prazo final:

Hospital Regional de Francisco Beltrão será inaugurado até junho deste ano (20.02.2008)

O Governador Roberto Requião e o secretário da Saúde, Gilberto Martin, anunciaram na Escola de Governo, nesta terça-feira (19), que o Hospital Regional de Francisco Beltrão será inaugurado até junho deste ano. “O hospital é extremamente importante, uma vez que na região não há um hospital público de grande porte. Então o Hospital Regional de Francisco Beltrão supre esta carência do Sudoeste”, afirma Gilberto Martin. LINK

Pouco antes de Junho o próprio secretário já desmentiu o Governador e a notícia mudou;

Hospital Regional será entregue em Agosto (16.05.2008)

O secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin indicou uma nova data para o funcionamento do Hospital Regional, em Francisco Beltrão. Segundo ele, para não haver mais dúvidas com relação aos prazos legais de documentação e de implantação dos equipamentos, a data mais provável para a inauguração será nas primeiras semanas de agosto. LINK

Vocês leram bem? “Para não haver mais dúvidas com relação aos prazos legais … a data mais provável será nas primeiras semanas de agosto”. Primeiras semanas de agosto quer dizer primeira ou segunda semana. Ou seja, já estamos novamente um mês atrasados.

Confesso que ultimamente não tenho mais lido nada sobre inauguração. Se fosse apostar, diria que vão dizer novembro, novamente. As últimas notícias dão conta que está em fase de compra de equipamentos, o que parece mais uma piada de mal gosto, pois o governo gastou quase 3 anos construindo um prédio e esquece de comprar (ou pelo menos já licitar a compra) os equipamentos enquanto isso. A próxima desculpa, podem apostar, será algo como “estamos em fase de concurso para contratação dos profissionais”.

Fato é que será surpresa para mim se inaugurarem o hospital ainda este ano. Acho mais provável até que venha a ser inaugurado somente em 2010, meses antes das eleições, sendo então a manutenção (e os altíssimos gastos decorrentes de tal) de um hospital de tal porte o presentinho de nosso governador para o seu sucessor.

Fato é também que este Hospital, peça magna de campanha eleitoral no sudoeste, é a prova definitiva de como um governador pode (mal) tratar a população. Tantos prazos (e mentiras) revelam sobretudo o desprezo que a nossa região recebe ano após ano da capital do estado. Já são pelo menos dois anos de atraso, dois anos que, caso esta obras estivesse pronta e funcionado, poderiam ter ajudado substancialmente a melhorar tanto a economia quanto a saúde da população do sudoeste. População esta que é a quarta maior do estado (proporcionamente à área), mas que certamente está sendo tratada como fosse a última e menos importante. A cronologia do HR indica exatamente o que o sudoeste representa para Curitiba: um atraso.

Atualização: Resolvi acrescentar algumas notícias de 2007, pra não parecer tão esparsso. E com um pouco de pesquisa achei esta pérola abaixo:

http://www.foconaobra.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=25

Um site que você pode acompanhar o andamento da obra.

O último status é de 30/07/2008 e diz:

A obra encontra-se com 99,50% dos serviços executados. Em andamento retoque na pintura, colocação de acabamento nos banheiros e instalação de equipamentos na estação de tratamento de esgoto.

Vejam bem, 99,50% concluída. Clap Clap Clap.

Como eu disse antes, agora é só instalar os equipamentos, e depois fazer o concurso. Com sorte, MAS MUITA SORTE, 2010 o Requião inaugura.

Mas eu ainda não apostaria minhas fichas nisto…

Anúncios

3 Respostas

  1. Anderson

    Isso aí ta uma piada. Ou melhor, poderia ser uma piada se não fosse trágico. Ficam fazendo o povo de bobo sem a menor cerimônia. Faz tempo que só vejo o governo promover-se com essa obra sem ao menos estar funcionando. O mesmo fez a prefeitura com a questão do CEONC que nunca funcionou. Mas inaugurado foi, com foguete e tudo. Ahhh … mas tem o caso da mudança da lei né … tudo bem, passa. Enquanto isso continuam as maratonas para Curitiba, Cascavel, e o povo com cara de quem está sendo tratado com favor. E outros tantos que esperaram pelo CEONC ou pelo Hospital Regional para se tratar próximo aos seu lares mas não estão mais aqui (e muitos não haverão de estar) para celebrar o funcionamento.

    setembro 7, 2008 às 3:14

  2. diogo

    A respeito do Hospital Rgional, sem querer defender os atrasos ocorridos e a demora no inicio das atividades, mas atualmente a secretariada de saude está em fase de contratação de profissionais que estão em fase de finalizaçõs burocráticas para iniciarem suas atividades. Então, a inaguração está perto de ocorrer. Sou médico em São Paulo e admiro a população paranaense pela espera, pois se os acontecimentos fossem aqui seria uma briga intensa com protestos.
    Abs

    novembro 24, 2009 às 17:48

  3. squibb

    considerando que eu escrevi isso há mais de um ano, e já previa pra 2010, acho que fui bem na previsão.

    Como eu disse, vai ser inaugurado agora pq faltam apenas 4 meses para o Governador Requião sair do cargo, para poder concorrer. Vai inaugurar no apagar das luzes e vai largar o onus da manutenção a quem vier atrás dele.

    Sem contar que dos 40 hospitais do estado, apenas dois estão em funcionamento, com este sendo o terceiro.

    Realmente lastimável a postura deste governo.

    novembro 24, 2009 às 21:51

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s