Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Emprego formal em Beltrão cresce 0,64% no mês de agosto


Depois de um Julho extraordinário, quando o município de Francisco Beltrão registrou a maior expansão em seu estoque de empregos formais desde maio de 2003, o mês de Agosto manteve o ritmo e registrou a abertura de 115 novas vagas, alta de 0,64% ante o mês anterior.

Neste mês todos os setores de economia privada tiveram altas, com exceção da construção civil que registrou uma pequena queda de 1,3%, embora ainda acumule alta superior a 32% somente neste ano.

Nos outros setores, Indústria de transformação e comércio obtiveram altas na casa dos 0,9% ante o mês anterior, serviços registrou apenas 15 novas vagas e o setor agropecuário obteve leve alta, com a criação de 4 novos postos.

No acumulado do ano, Francisco Beltrão registra a criação total de 1.123 vagas, com alta de 6,7% seguindo de perto a média estadual que é, até o momento, de 7,1%.

Se Beltrão seguir a tendência dos últimos quatro anos, deve ter neste final de ano seu período mais forte de criação de empregos, período este que se segue até novembro.

Nos outros municípios do sudoeste os bons resultados também se repetem. Dois Vizinhos acumula 624 novas vagas criadas desde o começo do ano, com alta de 8,2%. Pato Branco apresenta o melhor resultado (tanto proporcional como absoluto) da região, registrando 1.707 novas vagas com expansão acumulada de 11,3% no ano. Já Palmas distoa das três outras cidades e registra o pior desempenho: apenas 246 novas vagas (no acumulado anual) com expansão de 3,31%. Palmas ainda ressente-se de problemas no setor madereiro, muito prejudicado pela queda abrupta na cotação do dolar.

O Ministério do Trabalho também divulgou detalhes quanto ao nível de emprego para o recorde mês de Julho. As três profissões que geraram os maiores saldos foram, respectivamente, Agente comunitário de saúde (87 vagas), Abatedor (47) e Agente de Saúde Pública (25). Ficou bastante evidente a contribuição da prefeitura no alcance do recorde. Em contrapartida a ocupação de Vendedor de Comércio Varejista foi a que apresentou o menor saldo, corte de apenas cinco vagas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s