Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Quanto dinheiro tem o sudoeste


Nesses tempos de crise vale a pena recordar quanto dinheiro os sudoestinos tem guardado nos bancos.

Segundo levantamento do Banco Central o município que mais tem reservas na região é Pato Branco. São 106,5 milhões em poupança, 99,0 milhões em depósitos a prazo (aplicações financeiras) e mais 46,5 milhões em depósitos a vista (dinheiro parado na conta corrente) e mais 2,5 milhões no caixa da prefeitura (depositados em bancos também). Somando tudo são 253,5 milhões de reais nos cofres bancários pato-branquenses.

Logo em seguida vem o município de Francisco Beltrão com 102 milhões depositados em poupança, 60,3 milhões em depóstivos privados a prazo, 41,9 milhões em depósitos a vista além de 9,8 milhões parados nos cofres da prefeitura, perfazendo um total 214 milhões de reais.

O terceiro município mais capitalizado da região é Dois Vizinhos com pouco menos de 78 milhões.

O banco central também informa o número de agências bancárias em cada cidade. Pato Branco e Beltrão têm, cada uma, seis agências, Dois Vizinhos tem cinco.

Vale lembrar que cooperativas de crédito, como o Sicredi, o Cresud e o Cresol não são contadas como agências bancárias, por isso, apesar de operarem praticamente igual a um banco comercial qualquer (como Itaú ou Bradesco) não estão incluídas nas contas. Nem na conta do número de agências, nem nos valores captados. Extra-oficialmente pode-se afirmar que as captações bancárias das cooperativas de crédito de Beltrão estão em torno de R$ 25 milhões.

Atualização: Acabei de constatar que no mês de Junho de 2008 as somas chegavam a 296 e 250 milhões para Pato Branco e Francisco Beltrão, respectivamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s