Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Para IBGE, Beltrão é a principal cidade de referência do Sudoeste


Segundo o recente estudo “Regiões de Influência das cidades” do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísica – IBGE, a cidade de Francisco Beltrão é a principal referência na região sudoeste do Paraná, influenciando diretamente pouco menos de 300 mil habitantes, majoritariamente aqueles municípios localizados na parte oeste do sudoeste. Juntamente com Beltrão outros dois municípios exercem grande influência na região. Cascavel e Pato Branco. Cascavel exerce influência direta sobre os municípios localizados no entorno de Capanema e também sobre a cidade de Francisco Beltrão e adjacências. Já Pato Branco influencia cerca de 235 mil habitantes, localizados na parte leste da região, até Palmas, e é influenciado diretamente por Curitiba.

Os mapa abaixo ajuda a ilustrar como as cidades da região estão organizadas em ordem de influência. O primeiro demonstra como Curitiba influência toda a parte setentrional do estado do Paraná.

Já o segundo demonstra como Cascavel influência todo o oeste do Paraná e a parte ocidental da Região Sudoeste, inclusive Francisco Beltrão.

Para determinar quais cidades têm maior influência sobre as outras o IBGE leva em conta uma ampla série de fatores como população, localização geográfica, distância rodoviária, força econômica (PIB, VA, diversificação de comércio), meios de comunicação, meios de transporte, serviços financeiros e médicos, entre outros.

Os principais fatores que levaram Beltrão a ser o principal centro de referência da região foram a população, localização geográfica e atividade econômica.

Francisco Beltrão também se destacou por ter um dos comércios mais diversificados do Paraná, sendo inclusive a única cidade do estado abaixo de 200 mil habitantes no estado a atingir o grau 2 de diversidade neste quesito, que vai de 5 (menor diversidade possível) até 1 (maior diversidade possível.

Outros destaques foram para a quantidade de serviços de transporte, serviços médicos, meios de comunicação, ensino superior e serviços financeiros.

Para conferir a publicação por completo, basta baixar o arquivo zipado diretamente da página do IBGE, no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/Regic/regic.zip

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s