Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Em setembro, emprego formal de Beltrão fica estagnado


Dados do CAGED divulgados pelo Ministério do Trabalho agora a pouco indicam que no mês de Setembro último o emprego formal em Beltrão permaneceu praticamente inalterado em relação ao mês anterior. Os números apontam para expansão de apenas 0,4% sobre o mês anterior, com a criação de apenas 71 novas vagas.

Os dados são especialmente mais desanimadores se comparados aos do mesmo mês no ano passado. Em setembro de 2007 haviam sido criadas 146 novas vagas, com crescimento relativo de 0,87% ante o mês anterior.

Dissecando-se os dados de Setembro último, observa-se que dois setores importantes apresentaram resultados pífios. Na Construção Civil o crescimento foi de apenas três vagas, alta de 0,33% sobre o mês anterior. Todavia este resultado ainda é compensado pelas 228 vagas abertas neste ano por este setor. Já os números do setor de serviços indicam uma situação mais crítica. No mês foram extintas 22 vagas, com queda de 0,46%. No ano o resultado é medíocre, criação de apenas 32 vagas, com alta de 0,67% sobre o ano anterior.

De todos os quatro setores importantes (Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços) o único que apresentou bons resultados no mês foi o comércio, 70 novas vagas com alta de 1,5% sobre o mês precedente.

No acumulado do ano Beltrão registra 1194 novas vagas, com alta de 7,12%. A título de comparação o estado do Paraná acumula alta de 7,95%.

Outros municípios da região acumularam bons números. Dois Vizinhos 75 novas vagas, alta de 0,93% no mês e 699 vagas, alta de 9,4% no ano. Pato Branco 304 novas vagas no mês, alta de 1,79% e 2.011 novas vagas no ano, com alta de 13,3%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s