Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Beltrão fecha 2008 com 34.206 veículos; alta de 9,4% sobre 2007


O excelente momento econômico vivido pelo Brasil durante os três primeiros trimestres de 2008, conjuntamente com a redução do IPI leveram Francisco Beltrão a experimentar o maior crescimento absoluto (em número de unidades) de sua frota em toda a história do município. No ano passado a frota beltronense cresceu 2.938 unidades ante o ano anterior (2007), com alta de 9,4%. Entre 2007 e 2006 a elevação havia sido de 2.779 veículos (+9,75%). Entre o dia 31 de dezembro de 2007 e o dia 31 de dezembro de 2008 a frota beltronense saltou de 31.268 veículos para 34.206. Levando-se em conta o mês de dezembro, foram acrescidas 218 unidades, número que mostra que a crise ainda não atingiu os ãnimos dos beltroneses, tendo em vista que a média mensal no ano de 2008 fechou em 245 unidades mensais, com variações mensais entre 200 e 300 unidades aproximadamente.

O número de automóveis, parcela que contribuiu mais significativamente para a arrecadação de IPVA (a qual retorna em 50% para os cofres do municípios), subiu de 17.336 unidades para 18.811 ao final do ano passado. Este acréscimo de 1.475 unidades representa uma alta relativa de 8,5%.

Este aumento significativo de quase 10% no tamanho da frota foi responsável por catapultar a arrecadação do tributo sobre veículos no ano passado. Segundo dados da Receita Estadual, nosso município havia recebido R$ 3,55 milhões de reais em IPVA no ano de 2007. Já no ano passado este número cresceu para R$ 4,42 milhões, uma expressiva alta nominal de quase 25% na arrecadação deste imposto. Levando em conta uma inflação, medida pelo IPCA, de 6,4%, a arrecadação real de beltrão com este tributo cresceu quase 18% em um único ano.

—–

O lado negativo de todo este aumento de frota continua sendo a inépcia do governo municipal no tangente a questão do trânsito em nossa cidade. Se por um lado o poder de compra da população se converte em mais carros, pelo outro a plena incompetência da prefeitura se demonstra através de um trânsito cada vez pior. Em 2008 Francisco Beltrão recebeu algumas pontes sobre o Rio Lonqueador, algumas ruas de bairro foram asfaltadas, milhares de multas foram distribuídas pelos agentes de trânsito, mas nada disso surtiu (ou surtirá efeito) na melhoria do trânsito da nossa cidade. As ruas continuam com o mesmo calibre, os congestionamentos nos horários de pico continuam a aumentar (principalmente nas ligações centro-cidade norte, via Gal. Osório e centro-Marmeleiro via Luiz antônio faedo), os acidentes e principalmente as mortes continuam ocorrendo e a prefeitura continua a tentar pregar uma peça na população, tentando nos convencer que suas ações são as mais corretas possíveis e que todos estão satisfeitos com as medidas. Hoje o secretário de Urbanismo de Francisco Beltrão chegou a dizer, segundo o Jornal de Beltrão, que “as rotatórias são aprovadas por quase a unanimidade da população beltronense”. Ora, não raro escuto pesadas reclamações acerca das rotatórias de Francisco Beltrão, de tamanho absolutamente inadequado para a largura de nossas vias, e algumas ainda rodeadas por pares de faixas elevadas.

A verdade é, e é comprovada através das estatísticas do governo do estado através de sua autarquia, o DETRAN, que apesar de todas as modificações implementadas nesta cidade, apesar de todas as faixas elevadas, rotatórias, semáforos, agentes e tudo mais, o número de acidentes no trânsito continua exatamente na mesma faixa, ao redor de 350 ocorrências por grupo de 10 mil veículos (diga-se, entre os dez maiores índices do estado). E juntamente com a permanência dos acidentes, temos agora um trânsito cada vez mais lento e desorganizado, algo inconcebível para um município de 75 mil habitantes.

Gostaria de complementar dizendo que ouvi esses dias atrás que os estudos acerca do contorno oeste começaram. A julgar pelo que ocorreu no contorno leste, talvez lá por 2020 este importantíssimo desvio rodoviário esteja concluído. A custa de alguns milhões em propaganda e alguns milhares de votos. Isso com sorte.

Anúncios

Uma resposta

  1. ANTONIO

    AMIGO
    EU SO ASSINO O QUE VC DIS A RESPEITO DO TRANSITO
    QUSTIONEI O DEBETRAN A RESPEITO DISSO E ME DISSERAM QUE 80%¨ERA A FAVOR DA FAIXA AZUL SEGUNDO PESQUISA PIOSA MESMA PESQUISA EU SOLICITEI E ATE HOJE ELES NAO ME DERAM ESSA PESQUISA SABE AMANHA VC PASSA E PÉGA SO QUE AMANHA NUNCA CHEGA….PRA CABA

    junho 18, 2010 às 20:58

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s