Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Emprego formal fica estagnado em 2008; Renda avança.


Em 2008 o Emprego formal em Francisco Beltrão avançou apenas 0,2%. É o que indica a RAIS 2008, o mais completo estudo sobre emprego formal divulgado oficialmente no Brasil. Segundo este estudo, em 31 de dezembro de 2008, exatos 19.449 trabalhadores estavam registrados em 2.390 estabelecimentos no município. O número é praticamente o mesmo do ano anterior, 19.416 distribuídos em 2.242 empresas públicas e privadas.

Já no quesito renda, os números foram razoavelmente positivos. Em Dezembro último, o trabalhador beltronense recebia um salário médio de R$ 916,26, número 10,7% superior aos R$ 818,18 registrados em dezembro de 2007. Considerando que o IPCA de 2008 fechou em 5,9%, temos um avanço real de 4,8%, similar ao restante do país.

O resultado da RAIS causa certo espanto pois contraria severamente os números do CAGED que havia apontado uma elevação de 807 empregos no ano anterior. Todavia deve-se esclarecer que os números da RAIS são muito mais completos e abrangentes, por isso devem ser considerados corretos. O CAGED ainda possui diversas imperfeições que interferem moderadamente nos seus números, divulgados mensalmente. Deve-se inclusive ressaltar que atualmente o estoque de empregos em Beltrão, medido pelo CAGED, é cerca de 2500 empregos menor que o medido pela RAIS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s