Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Energia Elétrica 2009


O Ipardes finalmente colocou em seu BDE os dados referentes ao Consumo e aos Consumidores de Energia Elétrica em 2009. Acredito que estes dados são extremamente importantes e devem ser analisados, na medida que permitem analisar anualmente a expansão das cidades e municípios do Paraná.

Como o volume de dados é muito grande e as comparações são quase infinitas, busquei sintetizar apenas o que achei mais importante, e resumir nas informações a seguir.

Dos números fechados de 2009 depreendem-se as seguintes informações, de maior importância.

Consumidores residenciais:

O número de consumidores residenciais urbanos continuou a subir em Francisco Beltrão a um ritmo elevado. Este número representa na prática a quantidade de habitações residenciais existentes na cidade. Tal número deverá subir quanto mais residencias o município tiver. Por sua vez o número de residencias crescerá quanto mais habitantes houverem no município, e quanto menor for a taxa de habitantes por domicílio. Considerando que o segundo fator pouco se altera de um ano para outro, a predominância é quase total do primeiro fator.

Em 2007 haviam sido 20.073 consumidores, em 2008 21.001 e em 2009 foram 21.879. Os números mostram um X robusto no número de residencias urbanas de Beltrão sobre a CIDADE de Pato Branco (2007: 20.182; 2008: 20.905 e 2009: 21.577), o que confirma que agora a CIDADE de Francisco Beltrão é provavelmente a maior do Sudoeste. Ano passado eu já havia postado sobre o assunto, e comentado que esperaria os resultados deste ano para mostrar a continuação ou não do movimento, e realmente este ano confirmou. Com a realização do Censo 2010, teremos números precisos e definitivos comprovando o que os dados da Copel já apontam.

Consumo residencial

O consumo residencial de Francisco Beltrão ficou em 151 kwh/Mês por unidade residencial, levemente superior aos 147 de 2008, mas ainda em posição intermediária em relação ao Estado do Paraná e às principais cidades do estado.

Quanto mais desenvolvido sócio-economicamente uma cidade ou região for, mais tende a consumir energia elétrica, pois terá mais aparelhos eletro-eletronicos em sua casa. Os números mediocres de beltrão neste dado mosram que a cidade é, de um modo sócio-economico qualitativamente falando, ainda uma cidade intermediária no estado, muito atrás dos grandes centros onde o consumo de energia doméstica é bem maior que por aqui. O consumo/habitante/Mês reforçou estes números.

Consumo industrial

O consumo industrial de Beltrão, do qual a empresa Sadia é responsável por 2/3, subiu cerca de 2 mil mWh, se excluída a Sadia, e caiu cerca de 2 mil Mwh se incluída a Sadia.

Francisco Beltrão continua a maior consumidora do Sudoeste neste quesito, com 89.349 mWh consumidos em 2009.

E o próprio consumo demonstra o quanto a Sadia é importante para o setor industrial e a arrecadação de ICMS da energia para beltrão.

Consumo Terciário (comércio e serviços)

Este setor cresceu bem, de 26.422 para 28.762, cerca de 10%, mostrando aumento do consumo das lojas de Beltrão. Todavia comparado ao consumo da nossa Vizinha Pato Branco, fica evidente a desproporção entre as duas cidades. Por lá encerraram 2009 com 42.222. Um comércio muitíssimo mais vigoroso que o nosso, sem dúvidas.

Consumo rural

O consumo Rural de beltrão caiu levemente, em 21.424 ante 22.026 no ano anterior. Sinal que o campo está cada vez mais esvaziado em nossa cidade. Todavia o número de consumidores rurais subiu de 3.427 para 3.443, provavelmente devido às expansões da eletrificação rural, motivada por programas governamentais. Isso não muda o fato que há quatro anos, em 2006, o número era cerca de 10% maior, mostrando o quanto deve estar esvaziando a região rural.

Neste censo de 2010, é  provável que o número de moradores na região rural de Beltrão caia abaixo dos 10 mil. Em 2007 foram contados 11.611 moradores.

Se este cenário se confirmar, a taxa de urbanização do município chegaria a 87%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s