Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Atualização do censo, 2010-10-25


Até este dia 25 de outubro, o censo já está completo em praticamente todo o sudoeste. Algumas modificações devem ser realizadas nos números, principalmente dos municípios maiores. Mas nos menores, praticamente não haverão mais alterações.

Notícia extremamente ruim para um conjunto de seis municípios, que a continuar a atual tendência, devem desaparecer ainda neste século.  Todos apresentam retração superior a 10% entre 2000 e 2010.

São eles: Bela vista da Caroba (-13%), Boa esperança do Iguaçu (-11%), Honório Serpa (-13,6%), Manfrinópolis (-17,8%), Sulina (-13,4%) e o caso mais grave de todos, Salgado Filho (-18%). Todos estes municípios, com menos de 5 mil habitantes (Honório Serpa é a exceção com quase seis mil), estão com os dias contados. A continuar a atual taxa de diminuição populacional (que deve até mesmo se intensificar devido a nova realidade demográfica brasileira),  a até 2050, devem estar com populações em torno de 35 a 60% menores do que estão hoje. Ou seja, antes de 2050, praticamente todos deverão ter menos de mil habitantes em seu território. Deixarão de existir.

Na outra ponta os municípios de Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e em menor escala, Dois Vizinhos, estão canabalizando os municípios menores, e crescendo em ritmo cada vez maior. A influência destes quatro municípios na região é cada vez mais e mais intensa. O caso mais interessante é Pato Branco e Francisco Beltrão. Na área que compreende estes dois municípios, englobando Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Vitorino e Pato Branco, está se formando uma pequena metropole. Entre 2000 e 2010 está área ganhou 21,5 mil habitantes, perfazendo 13,7%  a mais que  156,3 recenseados em 2000. Nestes 60 km, está concentrada a verdadeira força economica do sudoeste. E é aí, que reside o futuro da região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s