Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

REGCIV 2009


Em primeira mão, os resultados das Estatísticas do Registro Civil do IBGE, 2009.

O número de nascimentos ocorridos em Francisco Beltrão, em 2009 foi de 1.168 (na média dos últimos 5 anos). Taxa de 15,3 por mil.

A taxa de mortalidade infantil ficou em 16,2 por mil, número regular, mais que o dobro da média ideal pela OMS, de 8 por mil, e duas vezes acima do patamar de 5 por mil, observado nos países desenvolvidos.

O número de óbitos, foi de 448. Taxa de 5,8 por mil.

A diferença entre nascimentos e óbitos foi de 720 ocorrências, ou 0,94% da população. Esta é a taxa de crescimento vegetativo do nosso município no ano anterior. Como a taxa de crescimento demográfico (cresc. vegetativo + imigrações – emigrações) foi de quase 2%, podemos dizer que metade do crescimento demográfico de nossa cidade advém da própria população e metade é de habitantes de fora que vem morar em Beltrão.

Este ano felizmente nenhum município da região registrou mais óbitos que nascimentos. Em anos anteriores Bom Sucesso do Sul já havia registrado uma vez este tipo de ocorrência, característica de locais onde há elevada evasão de jovens e permanência de idosos.

Observação importante, o número de óbitos no ano anterior, 2008, havia sido 416, taxa estimada de 5,5 por mil. Em 2007 havia sido de 375, taxa estimada de 5,0 por mil. Enfim, a taxa está crescendo cerca de 0,4 pontos por mil a cada ano, enquanto a taxa de natalidade está relativamente estável (graças a grande imigração de jovens para o município). Neste ritmo, em 2035 Francisco Beltrão atingirá a estabilidade entre óbitos e nascimentos, provavelmente uns 5 após a média da região. Ou seja, restam no máximo 20 anos de crescimento vegatativo. O que crescer, cresceu. A partir daí só um novo baby boom, ou alguma mudança demográfica não planejada poderá alterar a estagnação populacional que deverá ser verificada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s