Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

No verão de beltrão, cuidado com a exposição ao sol


Estamos chegando próximos ao verão. Nesta época aumentam os riscos da exposição solar, principalmente por conta dos raios ultravioleta. A longa exposição a estes raios causa danos ao colágeno, queimaduras e destruição do dna da pele, podendo levar a mutações e até mesmo transformar-se em melanomas (cancer de pele).

Por isso é bom tomar cuidado com a exposição direta ao Sol. Existe uma classificação da intensidade da radiação UV, chamada de Índice Ultravioleta (IUV). Nesta escala, que vai de 0 a 16, valores até 4 são considerados seguros para exposição prolongada. Valores entre 4 até 6 são considerados moderadamente perigosos, acima de 7 até 9, são valores considerados perigosos (altos) e valores de 10 até 16 são valores extremos, altamente danosos a praticamente qualquer tipo de pele.

O valor não fica estável durante todo o dia, ele varia conforme o horário e o local de exposição.

Em Francisco Beltrão, durante os meses de inverno, o Sol atinge a altura máxima (azimute) de 51° no horizonte, ao meio dia, onde 0 graus é o próprio horizonte, e 90° seria o ponto mais alto (como erguer o braço bem reto para cima). Com este azimute de 51°, o Sol precisa atravessar uma porção mais longa da atmosfera, e por isso não consegue atingir valores altos de IUV. Nos meses de junho e julho, mesmo ao meio dia solar, os valores maximos não superam o 5 ou 6 na escala, e mesmo assim por poucos minutos.

Já nos meses de verão, os valores atingem até 12 ou 13, variando conforme o grau de visibilidade na atmosfera, e podem ser manter altos por longos períodos do dia. A partir das 10 da manhã (horário de verão) o IUV já está em aproximadamente 8 (alto). Ao meio dia solar (em torno da 1:30 da tarde) ele atinge o pico de 12, e começa só vai baixar de 9 novamente após às 4 da tarde. Em dias nublados os valores diminuem consideravelmente, pois as nuvens bloqueiam razoavelmente bem o a radiação.

O Inpe divulga na internet, diariamente os valores máximos esperados e também os valores atuais (interpolando com as fotos de satélite das nuvens). Abaixo segue o exemplo para o dia de hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s