Estatísticas sobre economia, demografia, geografia e às vezes alguma coisa mais!

Outubro “magro” na geração de empregos no sudoeste


Outubro foi um mês anêmico para o mercado de trabalho no sudoeste. Comparados aos dados vigorosos que vinham aparecendo nas estatísticas do Caged, os 47 empregos gerados em beltrão e os 43 extintos em Pato Branco parecem até mau sinal.

Mas talvez não sejam de todo ruim. Neste ano beltrão já tinha gerado quase 1400 empregos pela mesma medição e Pato Branco quase 1000, nos anos anteriores ambos os municípios registraram resultados expressivos, e sempre há um mês ou outro uma certa acomodação na estatística, mas que só causa preocupação se se repetir por mais dois ou três meses.

Em beltrão o resultado foi ruim para construção civil e para a indústria, ambas fecharam vagas. Mas o comércio e o setor de serviços cresceram bem e acabaram compensando a queda dos dois primeiros setores, fechando o mês no azul. Em Pato Branco os números foram um pouco piores, Indústria e Serviços perderam vagas e o setor de comércio e construção civil não conseguiram segurar os dados, resultado: -43 empregos.

Bom lembrar sempre que o Caged é um sistema de medição muito ruim, não leva em conta eventuais atrasos dos escritórios de contabilidade e deixa vários setores de fora da contagem. Então um número negativo pode ser positivo e vice versa. As melhores estatísticas para o caso de emprego são dadas pela Rais, divulgada anualmente, na metade do ano seguinte ao ano referência. Aqui para o sudoeste, várias vezes o Caged foi bom e a Rais ruim e a Rais foi boa e o caged não tão bom.

Por isso é melhor nem levar muito em consideração o que ele diz, visto que muito provavelmente estará errado de qualquer fora. No entanto, como não há outro método de aferição com periodicidade mensal, acaba-se usando ele mesmo.

Anúncios

Uma resposta

  1. Pingback: Tweets that mention Outubro “magro” na geração de empregos no sudoeste « Francisco Beltrão -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s